Eixo de beneficiamento

Como tornar melhor o que a natureza já fez perfeito?

Este eixo apoia a criação, regularização, legalização e certificação de agroindústrias familiares.

O ciclo do beneficiamento

No contexto da agricultura familiar e agroecológica, a criação de uma agroindústria é um passo ousado que costuma ser dado por agricultores e agricultoras que já perceberam as vantagens envolvidas na comercialização de um alimento beneficiado. Afinal, o pote de molho de tomate pode custar até cinco vezes mais que um quilo do mesmo fruto.

Se o preço é uma grande vantagem, os desafios colocados diante do beneficiador ou da beneficiadora de alimentos também o são: entender e cumprir a legislação, criar a identidade do seu produto e garantir os canais de venda são etapas que exigem dedicação e planejamento.

be.ne.fi.ci.ar 

conceder vantagem, fazer melhorias, tornar mais próspero.  

Leis, potes e rótulos

Em um mercado que exige regularidade da oferta, produção em escala, preços competitivos, apresentação eficiente, nota fiscal, registros e certificações, as agroindústrias familiares enfrentam desafios desde a legalização até a aplicação do rótulo.

A legalização envolve o preenchimento e a entrega de muitos documentos, além da elaboração do Manual de Boas Práticas e dos Procedimentos de Operação Padrão. Envolve, ainda, construir uma estrutura física adequada à legislação ou reformar estruturas que já existem.

O apoio da Muká colabora para que tudo isso seja vivenciado como um processo de aprendizagem e empoderamento das famílias envolvidas. O projeto desenvolve, ainda, capacitações importantes para formar os manipuladores dos alimentos e apoia nas etapas do processo de certificação orgânica.

E mais: ainda tem a definição dos rótulos, das embalagens, criação da estratégia de divulgação e abertura de canais de comercialização. Olha só, quanto trabalho cabe dentro de um potinho?

Da adequação da estrutura física à elaboração do rótulo: confira, nas fotos ao lado, como atua a equipe de Beneficiamento da Muká. 

Resultados

14 agroindústrias familiares acompanhadas

58 agroindústrias mapeadas na Rede Povos da Mata

9 famílias certificadas com apoio do eixo

16 agroindústrias familiares legalizadas com o apoio da nossa equipe técnica

9 famílias certificadas com apoio do eixo

16 agroindústrias familiares legalizadas com o apoio da nossa equipe técnica

Conheça a equipe do Eixo de Beneficiamento

TatiBotelho02
TatiBotelho02

Tatiane Botelho

Coordenadora

Muká

WhatsApp Image 2020-08-07 at 17.03.05
WhatsApp Image 2020-08-07 at 17.03.05

Luciane Aliprandini

Engenheira de Alimentos

Muká