Quem somos
Uma plataforma de fortalecimento da agricultura
camponesa e agroecológica, idealizada e correalizada pela organização Tabôa Fortalecimento Comunitário e pela Rede de Agroecologia Povos da Mata.

Por que uma plataforma?
Plataforma é base para a ação e para o impulso. Por meio da atuação complementar e interdependente dos seus cinco eixos, a Muká colabora na criação das condições fundamentais para fortalecer e impulsionar a agroecologia no Brasil, seja no âmbito da infraestrutura, da disseminação do conhecimento ou do fomento às parcerias.
A Muká é feita de pessoas que vivem a agroecologia e acreditam nela como ferramenta de transformação social positiva.
Um pouco de história
Nossa história começa em 2017, quando a Tabôa, a Rede Povos da Mata e o Instituto IBIA idealizaram o projeto Circuitos Agroecológicos, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da agroecologia na região Sul da Bahia.
Após uma etapa piloto, na qual foi realizado um amplo diagnóstico sobre o contexto local, o projeto Circuitos começa a atuar no território, efetivamente, no segundo semestre de 2019. Na época, eram quatro os eixos de trabalho: Produção, Beneficiamento, Comercialização e Crédito.
A pandemia de Covid-19 chegou apenas nove meses após o início do projeto e, como aconteceu com outras iniciativas ao redor do mundo, foi necessário reiventar formas de acompanhamento técnico e comercialização dos produtos. Por um tempo, as reuniões pela internet foram a regra. Quando os protocolos de segurança permitiram, máscaras e álcool gel passaram a figurar entre os equipamentos básicos para o trabalho no campo. Mas houve outra mudança muito importante: em 2021, Circuitos Agroecológicos passou a se chamar Muká Plataforma Agroecológica.
Como é possível confirmar ao navegar neste site, apesar de tantos desafios e mudanças, está dando certo. Especialmente porque a agroecologia extrapola o campo do trabalho na equipe da Muká: nossos coordenadores e técnicos, em sua maioria, também são agricultores ou membros ativos da Rede Povos da Mata. Isso significa que a Muká é feita de pessoas que vivem a agroecologia e acreditam nela como ferramenta de transformação social positiva.




Círculo de Coordenação: onde são decididas as ações

Roberto Vilela
Gestão Institucional
Tabôa

Daniela Komives
Assistente de Gestão
Tabôa

Gabriel Chaves
Coord. Eixo de Crédito
Tabôa

Tatiane Botelho
Coord. Eixos de Produção e Beneficiamento
T&C Service

Hércules Saar
Coord. Eixo de Produção
Usina de Compostagem HSBIO

Janaína Fragoso
Coord. Eixo de Comercialização
Instituto IBIA

Francisco Ramos
Coord. Eixo de Certificação
Rede Povos da Mata

Tacila Mendes
Coord. Comunicação
Círculo de Governança: onde são definidos posicionamentos e estratégias

Roberto Vilela
Diretor Executivo
Tabôa

Paula Ferreira
Secretária
Rede Povos da Mata (OPAC)

Janaína Fragoso
Diretora
Instituto IBIA
Nome Sobrenome
Cargo
Instituição
Nome Sobrenome
Cargo
Instituição
Nome Sobrenome
Cargo
Instituição
Nome Sobrenome
Cargo
Instituição
Relatórios
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.