eixo de certificação

O coletivo no controle

Este eixo apoia a obtenção e manutenção da certificação orgânica por meio dos Sistemas Participativos de Garantia (SPG) e suas ferramentas de Controle Social.

Juntos, vamos mais longe

O eixo de Certificação da Muká atua desde o início de 2021, por meio de orientações, visitas técnicas e capacitações, fomentando espaços de trocas e aprendizagem que promovam o domínio das ferramentas de Controle Social. 

Vale lembrar que foi a mobilização dos agricultores e agricultoras do Núcleo Pratigi da Rede de Agroecologia Povos da Mata que levou à aprovação dos recursos necessários para implementar o eixo de Certificação da Muká. Posteriormente, o Núcleo se dividiu, dando origem ao Núcleo Recôncavo. Por enquanto, a atuação do eixo permanece restrita a esses dois Núcleos.

A certificação orgânica faz diferença?

Sim. É o que afirmam 100% dos agricultores acompanhados pelo eixo. 

Os produtos orgânicos são cada vez mais valorizados e vêm ganhando novos mercados, pois começa a se ampliar o entendimento de que, por trás do preço mais baixo do alimento convencional, está uma longa cadeia que não remunera dignamente o trabalho no campo, concentra riquezas  e se aproveita de subsídios concedidos pelo Estado.  

Por isso, a Certificação Participativa é muito mais do que um selo. Ela representa uma conquista histórica dos agricultores brasileiros, que não podiam arcar com os custos da certificação por auditoria e que encontraram na ação coletiva a força necessária para obterem o reconhecimento pelo seu trabalho. 

Uma vez conquistada, no entanto, a certificação precisa ser mantida. Aí, entra em cena a mobilização e o acompanhamento contínuos do Eixo de Certificação junto aos agricultores e agricultoras já certificados, para que a renovação da certificação transcorra sem problemas.

Muká002_caixaLateral

O Sistema Participativo de Garantia (SPG) é um dos caminhos previstos pela Legislação brasileira para garantir que um produto é orgânico, seja in natura ou processado, de origem vegetal ou animal. 

Os SPG se fundamentam no Controle Social e na Responsabilidade Solidária. Agricultores apoiam e monitoram uns aos outros no cumprimento da legislação e assumem, juntos, a responsabilidade por cada certificação de produto orgânico concedida. Por isso, falamos em Certificação Participativa. É assim que funciona a Rede de Agroecologia Povos da Mata, primeiro Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC) da Bahia.

Resultados

100% dos agricultores(as) acreditam que a certificação orgânica traz melhorias para a qualidade de vida da sua família

61 agricultores(as) atendidos(as) diretamente

110 unidades familiares apoiadas para a manutenção da certificação orgânica participativa

13 agricultores(as) acompanhados(as) pelo Eixo conquistaram a certificação no primeiro semestre de 2021

110 unidades familiares apoiadas para a manutenção da certificação orgânica participativa

13 agricultores(as) acompanhados(as) pelo Eixo conquistaram a certificação no primeiro semestre de 2021

Conheça a equipe do Eixo de Certificação

Chico
Chico

Francisco Ramos (Chicó)

Coordenador

Muká

Luana
Luana

Luana Muritiba

Assistente

Muká

adevandro
adevandro

Adevandro Silva

Assistente

Muká