Agricultor e técnico da Muká é finalista em concurso nacional de cacau de qualidade

Agricultor e técnico da Muká, Rubens Dario. Foto: Acervo Tabôa |Tacila Mendes.

Na lista dos finalistas da Categoria Varietal do IV Concurso Nacional de Qualidade de Cacau Especial do Brasil – Sustentabilidade e Qualidade, está Rubens Dario, do Assentamento Dois Riachões, de Ibirapitanga/BA, agricultor acompanhado pela Muká, que também é nosso técnico do campo, e multiplica o conhecimento de manejo agroecológico para outras agricultoras e agricultores.

Tabôa Fortalecimento Comunitário e a Rede de Agroecologia Povos da Mata, correalizadoras da plataforma Muká, comemoram a classificação de Rubens, o que reforça a importância do apoio a pequenos agricultores para a produção de cacau de qualidade. Além da Bahia, estão finalistas do Espírito Santo, Roraima e Pará.

De acordo com o Center of Cocoa Inovation,  o concurso recebeu 36 amostras para concorrer na categoria. Foram realizadas as análises físico-quimicas, sensorial de amêndoas de cacau não torradas e averiguação inicial dos questionários respondidos resultaram em 10 finalistas.

“A comunidade do Assentamento Dois Riachões, no município de Ibirapitanga, está muito feliz por estar entre as 10 melhores amêndoas da Categoria Varietal do IV Concurso Nacional de Qualidade de Cacau Especial do Brasil. Não é uma conquista só minha, mas do trabalho que a gente vem desenvolvendo na comunidade, por meio da Rede de Agroecologia Povos da Mata, da plataforma Muká, da multiplicação do conhecimento para os outros assentamentos. Com o acesso às tecnologias e ao conhecimento produzimos uma amêndoa de nível superior, e isso é muito satisfatório.

Por trás dessa classificação, temos todo um trabalho social, a reafirmação da importância do Sistema Cabruca, da agricultora familiar, da Reforma Agrária, da participação das mulheres e dos jovens. Para a gente já é uma vitória essa classificação, agora é caminhar para as novas etapas e também buscar inscrever mais amostras. Precisamos ocupar esses espaços e mostrar o trabalho de agroecologia que fazemos na região”, afirma Rubens.

As amostras classificadas, entre elas as de Rubens, passarão por análise sensorial do líquor pelo júri técnico e pela análise dos chocolates por um júri de convidados composto por chefs renomados, jornalistas, empresários do setor, entre outros. Durante as próximas semanas, os finalistas receberão a visita de auditores credenciados para verificação das informações declaradas que resultará numa nota de sustentabilidade que também compõe a nota final da amostra.

Outros 10 finalistas concorrem à Categoria Mistura. Acesse o perfil do @cic_cocoa_innovation para conhecer todos os finalistas.

Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de premiação que acontecerá no dia 25 de novembro na Estação das Docas, Belém-PA.

O concurso é uma iniciativa do Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial e organizado pelo Centro de Inovação do Cacau e CEPLAC.