Equipe da Muká discute rastreabilidade de alimentos produzidos pela Rede de Agroecologia Povos da Mata

A Rastreabilidade de Alimentos, sua legislação, funcionamento, ferramentas e importância para as diversas cadeias produtivas, em especial para os Sistemas Participativos de Garantia de Produtos Orgânicos, foram os temas abordados hoje (14) em apresentação da equipe de Beneficiamento da Muká para integrantes da equipe técnica da plataforma.

A construção de um sistema de rastreabilidade eficaz e acessível ao entendimento dos atores envolvidos desde o campo até os mercados e centros de distribuição de alimentos, para enfim, chegar com segurança na mesa do consumidor, é o desafio para a consolidação do processo de Controle Social da Rede de Agroecologia Povos da Mata.

Por isso, a equipe discutiu a criação colaborativa de ferramentas para acompanhar a movimentação de produtos de agricultores que integram a Rede. Esta foi a primeira reunião sobre o assunto e novos encontros estão previstos para agregar à discussão outras instâncias da Rede.

A Muká é uma correalização da Tabôa Fortalecimento Comunitário e da Rede de Agroecologia Povos da Mata. Sabia mais sobre o eixo de Beneficiamento aqui.