Mil mudas são plantadas como parte de ação global para enfrentamento de crise climática

Foto: Acervo Tabôa | Tacila Mendes

Mil mudas de frutíferas e essências florestais foram plantadas no Assentamento Dois Riachões, no município de Ibirapitanga (BA), fruto da doação da organização norteamericana 1Treellion.org para a Tabôa Fortalecimento Comunitário e para a Rede de Agroecologia Povos da Mata. A ação é parte da meta de plantio de 1 trilhão de árvores em diversos países, como forma de enfrentamento à crise climática. 

A área escolhida possui um hectare e foi identificada como passivo ambiental no assentamento, que recebe acompanhamento técnico da plataforma agroecológica Muká – correalizada pela Tabôa e pela Rede – para o manejo agroecológico. “Plantamos inhaíba, cedro, cupuaçu, açaí, ingá e cacau. Aqui também já tem a banana, que vai fazer a sombra para as espécies se desenvolverem”, explica o agricultor Rubens Dario. Para o plantio, o modelo produtivo de restauração seguiu como base o Sistema Agroflorestal Cabruca, caracterizado pelo cultivo do cacau sob o sombreamento das demais árvores.

Foto: Acervo Tabôa | Tacila Mendes

1 trilhão de árvores – A parceria com a 1Treellion agrega à pauta da restauração ambiental no bioma Mata Atlântica, no sul da Bahia, e se soma à missão da organização, que apoia comunidades no plantio de árvores, entendendo que estas são soluções climáticas naturais.

Com o recurso destinado, foram adquiridas, além das mil mudas, os insumos para o plantio, como saquinhos, plântulas, calcário e pó de rocha. Do balizamento até o plantio das mudas, as ações foram realizadas por agricultoras e agricultores de Dois Riachões. 

Composta por 40 famílias, a comunidade está organizada em associação e setores de produção, gênero, educação, jovens, esporte, cultura e lazer. Com a área SAF enriquecida, além da melhoria da qualidade do solo e sombreamento do cacau, a expectativa é que colheitas contribuam com a geração de renda para estas famílias agricultoras.

Foto: Acervo Tabôa | Tacila Mendes