DanDel é a primeira agroindústria acompanhada pela Muká a receber apoio para consultoria MEDE AGROINDÚSTRIA, do Sebrae.

Foto: Adevandro Silva

A Tabôa Fortalecimento Comunitário e a Rede Povos da Mata, por meio da plataforma Muká, e com apoio do Instituto humanize, visando contribuir para o amadurecimento da agroindústria familiar DanDel Agroecologia, de Camamu (BA), viabilizaram parte do recurso para a consultoria MEDE AGROINDÚSTRIA – Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial para Agroindústrias, do Sebrae

Entre julho e agosto, Dona Del e família receberam o consultor Tadeu Dórea, que avaliou o a agroindústria e orientou a empreendedora em questões como aperfeiçoamento da gestão, produção e acesso a mercado, com foco nos resultados e competitividade. “Encontrei muita qualidade nos produtos, principalmente, nas geleias de cupuaçu e de cacau. Bom conhecimento na manipulação dos alimentos por parte da agricultora. Aumento de produção, melhoria de apresentação, ajustes nas embalagens e abertura de novos mercados privados poderão sanar a situação de resultado”, avalia o consultor.

Dona Del, que desde 2018 tem produzido uma série de produtos agroecológicos beneficiados – como farinhas, chocolates, geleias, beijus, bombons, açafrão, frutas desidratadas, pamonha –  tem se preparado para chegar a novos mercados com os seus produtos. Durante a consultoria, foi realizado um levantamento dos itens que beneficia, das matérias-primas utilizadas e observados preços praticados. “Agora, os nossos resultados e necessidades ficaram mais claros. Vamos escolher os nossos produtos de maior destaque e seguir as orientações do consultor”, afirma confiante a agricultora.

Dona Del também participou da Bio Brazil Fair & Natural Tech, em São Paulo, em junho deste ano. Junto com outros agricultores da Rede de Agroecologia Povos da Mata, Dona Del  negociou os seus produtos no evento e conheceu empresários nacionais e internacionais. Esta e outras ações buscam potencializar as agroindústrias que recebem acompanhamento do eixo de Beneficiamento da Muká. 

Conheça mais sobre Dona Del.