Tabôa e Rede Povos da Mata lançam Glossário de Termos Agroecológicos

A Tabôa Fortalecimento Comunitário e a Rede de Agroecologia Povos da Mata, correalizadoras da Muká Plataforma Agroecológica, lançam mais um instrumento para apoiar o dia a dia de técnicos de campo e famílias agricultoras agroecológicas: o Glossário de Termos Agroecológicos, material elaborado de forma conjunta por técnicos da plataforma, que chega para alinhar o entendimento sobre os termos utilizados no campo.

Por meio da Muká, as organizações correalizadoras buscam fomentar o compartilhamento de conhecimentos, tecnologias e recursos como forma de desenvolver as práticas agrícolas regenerativas, de baixo custo e de baixo impacto ambiental. Assim, fortalecem a produção de alimentos saudáveis e cacau de qualidade e contribuem para a distribuição justa de renda no campo, valorizando e respeitando as sociobiodiversidades locais por meio da agroecologia. 

Para melhor atingir os objetivos na rotina do fazer agroecológico, camponesas(es) e técnicas(os) de campo podem ampliar a compreensão das práticas ao adotarem o mesmo entendimento sobre os termos. Assim, a publicação chega para agregar para quem já está atuando no escopo da plataforma, e também para quem tem interesse em aprender mais sobre agroecologia. 

Bioagricultura, biofertilizantes, microrganismos eficientes, remineralização do solo, rotação de culturas, sementes crioulas, Sistemas Agroflorestais são alguns dos 39 verbetes que estão explicados no Glossário. 

Basta clicar e fazer o download gratuito do Glossário de Termos Agroecológicos.