Seminário discute cooperativismo como forma de comercializar cacau de qualidade

Com uma crescente demanda por amêndoas de cacau de qualidade, pequenos produtores e produtoras buscam se mobilizar para organizar formas de comercialização que deem conta desse próspero cenário. Para fortalecer essa discussão, será realizado o Seminário Cacau de Qualidade e Caminhos para o Cooperativismo, nos dias 02 e 03 de dezembro, no Auditório da Câmara de Vereadores de Ibirapitanga. A realização é da Prefeitura de Ibirapitanga, do Movimento Estadual dos Trabalhadores Rurais Assentados, Acampados e Quilombolas (Movimento CETA), e as correalizadoras da Muká Plataforma Agroecológica: da Tabôa Fortalecimento Comunitário e da Rede de Agroecologia Povos da Mata.

O Seminário vai reunir 150 participantes, entre agricultoras e agricultores familiares, técnicos de campo, estudantes e pesquisadores. Na programação, serão apresentadas as experiências exitosas de organização comunitária em Ibirapitanga, que serão o fio condutor das reflexões acerca da comercialização de cacau orgânico de qualidade produzido com manejo agroecológico de baixo custo e de valor agregado com amêndoas de qualidade certificadas. As experiências de cooperativismo no Pará também estão entre os destaques do evento. A participação é gratuita e a inscrição deve ser realizada neste link https://bit.ly/SEMINÁRIOCACAUORGÂNICO.

O evento conta com apoio da Muká Plataforma Agroecológica, Cooperativa Central de Produção Orgânica da Transamazônica e Xingu (CEPOTX), Centro de Inovação do Cacau (CIC), Indicação de Procedência Sul da Bahia, Organização de Conservação da Terra (OCT), Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP), Dengo Chocolates, Universidade Estadual de Santa Cruz e Sebrae Bahia.

Foto: Acervo Tabôa Fortalecimento Comunitário | Analee

Programação completa:

02/12 – Sexta-feira

9h – Mesa de Abertura – Prefeitura de Ibirapitanga, Rede Povos, Tâboa Fortalecimento Comunitário e Movimento CETA.

9h15 – Apresentação da Lei de Agroecologia do Município de Ibirapitanga – BA, por Luciano Ferreira, da Secretaria Municipal de Agricultura.

9h30  – Casos de sucesso de cacau orgânico e agroecológico:

Movimento CETA – Clodoaldo Oliveira; Assentamento Dois Riachões – Teresa Santiago; Cacau de qualidade – Rubens Dário (Finalista do IV Concurso Nacional de Cacau de Qualidade).

Exibição do filme: Cacau e Liberdade, de Fellipe Abreu e Patrícia Moll (BA/SP, 2021, Livre).

11h – Agregação de valor, comercialização e sensorial  – Cacau de Qualidade CIC e IG, com Cristiano Santana.

11h30  –  Evolução dos Critérios de Avaliação de Qualidade do Cacau a partir de 2023 – Dengo Chocolates.

13h30 – Experiência das cooperativas de Cacau Orgânico do Pará – Histórico, comercialização, avanços e desafios. Jedielcio Oliveira, da CEPOTX.

.

03/12 – Sábado

8h – Introdução ao Manejo Orgânico/Agroecológico do Cacau – Bate bola entre Agricultores/as e Técnicos.

10h30 – Mesa Redonda sobre a replicação da experiência do cacau orgânico de qualidade no território:

– Projeto Socioprodutivo de Inclusão no Bioma Mata Atlântica – SETRE/FUNTRAD, com Teresa Santiago e Francisco Dias.

– Assentamento Dandara – Adevandro e Dona Del  (Acúmulo do histórico do assentamento, quintais produtivos, agroecologia e beneficiamento).

– CRA: Crédito para agricultura familiar – Márcio Gabriel Chaves – Tabôa Fortalecimento Comunitário.

– Experiência de aplicação do crédito – Assentamento São João.

 12h – Encerramento